domingo, 18 de março de 2012

Weekend Movies: Compramos um Zoológico


 We Bought a Zoo/ Compramos um Zoológico
direção: Cameron Crowe
elenco: Matt Damon, Scarlett Johansson, Elle Fanning, Thomas Haden Church


O diretor americano Cameron Crowe tem a sua filmografia marcada por personagens que buscam submeter-se a uma grande virada em um momento crítico. Seja o Jerry Maguire interpretado por Tom Cruise no filme homônimo de 1996, ou o jovem jornalista, vivido por Patrick Fugit, que mergulha de cabeça nos bastidores da turnê de um grupo de rock em Quase Famosos (2000). Ou ainda o quase suicida Orlando Bloom que encontra um novo sentido na vida ao voltar para a cidadezinha onde cresceu em Tudo Acontece em Elizabethtown (2005). Em Compramos um Zoológico (2011), quem opta por uma guinada como plano de fuga é o recém-viúvo Benjamin (interpretado por um Matt Damon meio rechonchudo). Sua esposa faleceu há seis meses e ele encontra dificuldades para lidar com os filhos e o trabalho. Benjamin resolve então largar tudo e se mudar com a família para o interior, comprando uma propriedade que inclui um zoológico à beira da falência. Até os próprios funcionários do local acham a idéia de Benjamin um tanto absurda, mas, não poupam esforços para ajudá-lo a reerguer o empreendimento. Dentre os empregados, temos a zeladora Kelly (Scarlett Johansson) que se envolve com o novo proprietário.


 Visivelmente concebido como um típico filme para as férias de final-de-ano, Compramos um Zoológico cumpre esse objetivo, mas peca por falta de ambição. Não se priva de alguns clichês do gênero, como a atribulada relação pai-e-filho, que é analisada superficialmente; o foco no urso selvagem que sempre foge e no tigre que sempre adoece; e a descoberta do amor na fase pré-adolescente vivida entre o filho (Colin Ford) e uma das jovens funcionárias do zoológico (a bela Elle Fanning, a irmã de Dakota). O filme também abandona a relação homem-e-animal para focar na família atravessando os estágios da perda, o que é uma boa idéia, porém, mal desenvolvida. Matt Damon está bem confortável no papel de pai de família. Se por um lado falta química no romance com Scarlett Johansson, suas cenas com a filha, interpretada por Maggie Elizabeth Jones, rende bons momentos. A trilha sonora, composta pelo músico Jónsi (líder da banda islandesa Sigur Rós) valoriza bastante as belas seqüencias filmadas na California, e é o ponto mais envolvente do filme.


Baseado no romance auto-biográfico de Benjamim Mee, Compramos um Zoológico carece da poesia e da emoção tão características nos longas anteriores de Cameron Crowe. É notável uma certa falta de foco, mas nada com grandes perdas e danos. Termina simpático e com potencial para futuro clássico sessão-da-tarde.

2 comentários:

  1. Iae Rafael!
    Cara, concordo bastante com seu texto: realmente e nitidamente feito para as férias e o enfoque na família não deixa as coisas piores. Enfatizo que o romance entre os pré-adolescentes é uma das piores construções que há no filme. E também não havia me dado conta dos trabalhos anteriores do diretor, destacando "Quase Famosos" que ganhou o Oscar por melhor roteiro original. Gostei do Blog, espero podermos compartilharmos comentários. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alyson! Pois é, também achei esse romance meio deslocado na história, não precisava. E 'Quase Famosos', pra mim, é a obra-prima do Cameron Crowe. Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Forte abs!

      Excluir