1. Jodaeiyer Nader az Simin/ A Separação
direção: Asghar Farhadi
elenco: Peyman Moaddi, Leila Hatami, Sareh Bayat
O brilhante roteiro de Asghar Farhadi (indicado ao Oscar) envolve o espectador numa teia de mentiras claustrofóbica, com diálogos impressionantes e personagens envolventes. Quebrando o estereótipo de que "filme iraniano é monótono e lento demais", A Separação te desafia a não piscar o olho da tela, prendendo sua atenção até os últimos segundos. Um filme bem-cuidado, onde tudo, nos mínimos detalhes, funciona - principalmente o incrível trabalho de direção de Asghar.
2. We Need to Talk About Kevin/ Precisamos Falar Sobre o Kevin
direção: Lynne Ramsay
elenco: Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller
Uma inteligente adaptação do best-seller de Lionel Shriver que se mantém acima dos maniqueísmos. Com uma interpretação avassaladora e, ao mesmo tempo minimalista, de Tilda Swinton (injustamente ignorada pelo Oscar), um impactante trabalho de fotografia e uma narrativa fora do comum, esta espécie de O Pestinha elevated gera discussões e faz com que você termine a sessão revendo seus próprios conceitos familiares.
3. The Descendants/ Os Descendentes
direção: Alexander Payne
elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Judy Greer
Apesar de estar sendo (justamente) alardeado como um dos melhores trabalhos de George Clooney, é importante reconhecer que ele não brilha aqui sozinho: Shailene Woodley e Judy Greer apresentam performances surpreendentes. São delas algumas de (várias) sequências memoráveis do filme. Além disso, Os Descendentes tem uma história que cativa e personagens comuns, de fácil identificação. Mais um ótimo filme de Alexander Payne (de Sideways e About Schmidt).
4. The Adventures of Tintin/ As Aventuras de Tintim
direção: Steven Spielberg
elenco (motion-capture animation): Jamie Bell, Daniel Craig, Andy Serkis
De cara, é o filme mais divertido de Steven Spielberg em anos, com uma direção técnica bem ágil e engenhosa. Visualmente de tirar o fôlego, Spielbergão felizmente foi fiel aos quadrinhos de Hergé até mesmo nos elementos que hoje em dia, seriam considerados "politicamente incorretos", fazendo um filme que é entretenimento puro e que prova o sucesso da técnica de motion-capture animation. Sua não-indicação à categoria de Melhor Animação foi mais uma injustiça da Academia em 2012.
5. The Girl With The Dragon Tatoo/ Millenium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
direção: David Fincher
elenco: Daniel Craig, Rooney Mara, Stellan Skarsgard
Apesar de muito questionada por fãs tanto do livro de Stieg Larsson quanto da primeira adaptação cinematográfica, de origem sueca, a versão hollywoodiana de Millenium é eletrizante, bem-construída e, muitas vezes, surpreendentemente chocante. Rooney Mara como a irresistível anti-heroína Lisbeth Salander realmente impressiona, tanto no desempenho quanto na composição da personagem. Ponto também pra incrível sequência de abertura e pra trilha-sonora de Trent Reznor e Atticus Ross, bem aplicada ao longo do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário