domingo, 26 de fevereiro de 2012

Apostas para o Oscar 2012

Digam o que quiserem: o Oscar pode ser conservador e saudosista, mas ainda manda e desmanda na indústria cinematográfica. Bom lembrar que o júri da Academia é formado por 6 mil pessoas, a maioria deles homens brancos, com mais de 50 anos, atores semi-aposentados que jamais foram indicados para os prêmios que concorrem. Isso porque o Oscar foi criado para “destacar e honrar qualidade e excelência na arte cinematográfica”. Em 83 anos do prêmio, apenas 4% das estatuetas de atores/atrizes foram para não-brancos e Kathryn Bigelow é única mulher a receber um Oscar por direção. Talvez isso seja conseqüência do perfil da maioria dos votantes da Academia? who knows... O roteirista Frank Pierson, oscarizado por Um Dia de Cão, se justifica dizendo: “Não vejo por que devemos representar todas as facetas da população. Para isso existem os prêmios People’s Choice.”

Após desistir de Brett Ratner (diretor de Roubo nas Alturas) e Eddie Murphy para, respectivamente, produzir e apresentar o Oscar, a Academia optou por Brian Grazer (premiado por Uma Mente Brilhante) e o tradicional Billy Crystal como mestre de cerimônias, exercendo este papel pela nona vez. Além disso, os números musicais foram cortados. Uma provável tentativa de agilizar a cerimônia, sempre demasiadamente longa. O Oscar será transmitido aqui via TNT, às 21h30m (com pré-show começando as 20h30m) e Rede Globo, a partir das 23h55m.


Vamos às apostas para as principais categorias desta noite:


*** MELHOR FILME ***

indicados: O Artista; Os Descendentes; Tão Forte e Tão Perto; Histórias Cruzadas; A Invenção de Hugo Cabret; Meia-Noite em Paris; O Homem Que Mudou o Jogo; A Arvore da Vida; Cavalo de Guerra.


 

quem ganha: O Artista. O filme francês mudo e em preto-e-branco foi o grande vencedor em diversas premiações que servem como uma prévia do Oscar: Globo de Ouro, Sindicato dos Diretores, Sindicato dos Produtores e Sindicato dos Atores. Até o maior número de aplausos durante o tradicional almoço entre os indicados no Beverly Hilton, o filme levou. Sem contar que a Academia é saudosista por natureza e O Artista homenageia justamente a era de ouro de Hollywood. É uma ótima oportunidade dos votantes se vangloriarem do passado. Tudo indica que esta será a primeira vez que a Academia deixará a xenofobia de lado e premiará um longa de lingua estrangeira na principal categoria. 

alternativa: Histórias Cruzadas. É o tipo de filme feito sob medida pra ganhar o Oscar, com aquele apelo típico melodramático de "uma lição de vida". Foi um sucesso estrondoso nos EUA e indicado nas principais categorias. A Invenção de Hugo Cabret teria mais chances do que ele se este não tivesse sido omitido nas categorias de atuação.

meu favorito: O Artista. É uma fascinante homenagem ao cinema. Encanta, comove e conquista o espectador naturalmente. Raríssimo obter tudo isso hoje em dia.

os esquecidos: Drive, de Nicholas Winding Refn, com Ryan Gosling; Tudo Pelo Poder, de George Clooney, com Ryan Gosling e Clooney; A Separação, de Ashgar Fahradi, longa iraniano indicado a estatueta de Filme Estrangeiro; Toda Forma de Amor, de Mike Mills, com Ewan McGregor; O Espião Que Sabia Demais, de Tomas Alfredson, com Gary Oldman.




*** MELHOR DIRETOR ***

indicados: Michel Hazanavicius (O Artista); Alexander Payne (Os Descendentes); Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret); Woody Allen (Meia-Noite em Paris); Terrence Malick (A Arvore da Vida).

 
quem ganha: Michel Hazanavicius. Faturou o prêmio principal do Sindicato dos Diretores.

alternativa: Martin Scorsese. Foi bem em outras premiações que antecedem o Oscar e é a melhor opção caso a Academia opte a manter o seu patriotismo.

meu favorito: Martin Scorsese. Trabalho brilhante em A Invenção de Hugo Cabret. Sua primeira incursão pelo universo infantil, usa o 3D com uma competência nunca vista antes e ainda presta uma emocionante homenagem a George Melies e os primórdios do cinema.

os esquecidos: Nicolas Winding Refn, por Drive; David Fincher, por Millenium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres; Tomas Alfredson, por O Espião Que Sabia Demais; Clint Eastwood, por J. Edgar; George Clooney, por Tudo Pelo Poder; Ashgar Farhadi, por A Separação; Stephen Daldry, por Tão Forte e Tão Perto; Lynne Ramsay, por Precisamos Falar Sobre o Kevin.




*** MELHOR ATRIZ ***

indicados: Meryl Streep (A Dama de Ferro); Glenn Close (Albert Nobbs); Viola Davis (Histórias Cruzadas); Rooney Mara (Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres); Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn).


quem ganha: Meryl Streep. Já foi indicada 16 vezes, ganhou duas, uma em 1979 e outra em 1983. Tá na hora de ganhar de novo. Meryl tem uma campanha fortíssima a seu favor nos Estados Unidos.

alternativa: Viola Davis. Ganhou no Sindicato dos Atores, é talentosa, mas é uma atriz em relativo começo de carreira, ainda tem muito pela frente. Importante lembrar que Meryl Streep ganhou ano retrasado no Sindicato, o que pode justificar ela não ter sido premiada agora.

minha favorita: Meryl Streep. Um trabalho impressionante e minuncioso ao interpretar Margaret Tatcher. Meryl sempre acerta, mas agora, ela conseguiu se superar.

as esquecidas: Tilda Swinton, por Precisamos Falar Sobre o Kevin, a melhor atuação de 2011; Carey Mulligan, por Drive; Charlize Theron, por Jovens Adultos; Elizabeth Olsen por Martha Marcy May Marlene; Jessica Chastain por A Árvore da Vida; Mia Wasikowska por Jane Eyre.




*** MELHOR ATOR *** 

indicados: Jean Dujardin (O Artista); George Clooney (Os Descendentes); Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo); Demian Bichir (Uma Vida Melhor); Gary Oldman (O Espião Que Sabia Demais).


quem ganha: Jean Dujardin. Faturou em todas as premiações anteriores, tem sido bastante aclamado nos EUA. Tenho pra mim que ele é meio que ator de um papel só. Pelo menos, tratando-se de comédia, Dujardin se garante.

alternativa: George Clooney. Uma das figuras mais queridas no meio cinematográfico norte-americano. Tido como grande favorito no lançamento de Os Descendentes, foi ofuscado por Jean ao longo das premiações. Caso a Academia insista em ser xenófoba, é a alternativa mais possível.

meu favorito: George Clooney. É um ótimo ator e teve em Os Descendentes o seu melhor desempenho até hoje.

os esquecidos: Ryan Gosling, por Drive, Amor a Toda Prova e Tudo Pelo Poder, o melhor ator de 2011; Michael Fassbender, por Shame; Michael Shannon, por O Abrigo; Brendan Gleeson, por O Guarda; Ben Kingsley, por A Invenção de Hugo Cabret.




*** MELHOR ATRIZ COADJUVANTE ***

indicadas: Octavia Spencer (Histórias Cruzadas); Jessica Chastain (Histórias Cruzadas); Berenice Bejo (O Artista); Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento); Janet McTeer (Albert Nobbs).


quem ganha: Octavia Spencer. Foi a favorita no Globo de Ouro e no Sindicato dos Atores. Seu personagem é meio estereotipado, mas é do tipo que a Academia gosta de premiar. Uma das poucas certezas de hoje à noite.

alternativa: Melissa McCarthy. Atriz de séries de tv, se tornou muito querida e foi alçada ao estrelato com Missão Madrinha de Casamento.

minha favorita: Jessica Chastain. A grande revelação de 2011, uma atriz talentosíssima. É quem realmente rouba a cena no elenco estelar de Histórias Cruzadas.

as esquecidas: Shailene Woodley, por Os Descendentes; Carey Mulligan, por Shame; Viola Davis, por Tão Forte e Tão Perto; Anjelica Huston, por 50%; Vanessa Redgrave por Coriolanus.




*** MELHOR ATOR COADJUVANTE ***


indicados: Christopher Plummer (Toda Forma de Amor); Nick Nolte (Guerreiro); Max von Sydow (Tão Forte e Tão Perto); Jonah Hill (O Homem Que Mudou o Jogo); Kenneth Branagh (Sete Dias com Marilyn).



quem ganha: Christopher Plummer. Assim como Octavia Spencer, é mais uma barbada pra hoje. Favorito absoluto nas premiações, é o típico caso de um grande ator, com uma longa carreira, que finalmente chegou na hora certa de ser reconhecimento. Fez o capitão von Trapp em A Noviça Rebelde.

alternativa: Nick Nolte. Tem uma performance arrebatadora em Guerreiro; foi um astro nas décadas de 1980/1990, mas estava com a carreira em baixa por problemas com o álcool. Mais um típico caso de reerguer um ator, como fizeram com Mickey Rourke.

meu favorito: Christopher Plummer. Merece o reconhecimento, mesmo que tardio, além de estar perfeito em Toda Forma de Amor. Mas Nick Nolte, Max von Sydow e Kenneth Branagh também seriam opções bem justas.

os esquecidos: Albert Brooks, por Drive; Armie Hammer, por J. Edgar; Christoph Waltz, por Carnage; John Hawks, por Martha Marcy May Marlene; Patton Oswalt, por Jovens Adultos; Viggo Mortensen, por Um Método Perigoso; Phillip Seymour Hoffman por Tudo Pelo Poder.




*** MELHOR FILME ESTRANGEIRO ***


indicados: A Separação, de Asghar Fahradi (Irã); Bullhead, de Michael R. Roskam (Bélgica); Monsieur Lazhar, de Phillipe Falardeau (Canadá); In Darkness, de Agnieszka Holland (Polônia); Footnote, de Joseph Cedar (Israel).


quem ganha: A Separação. Tem sido premiado praticamente de forma unanime pelo mundo inteiro.

alternativa: In Darkness. Opção mais próvavel caso a Academia decida virar as costas pro filme estrangeiro preferido da vez, assim como fez com Incêndios, de Dennis Villeneuve, ano passado.

meu favorito: A Separação. É um filme honesto, surpreendente e capta a atenção do espectador até o último segundo. Merecia concorrer a estatueta principal.

os esquecidos: Tropa de Elite 2 (Brasil); A Guerra Está Declarada (França). Lembrando que o ótimo A Pele Que Habito, do Almodóvar, foi recusado pela própria Espanha na hora de enviar o seu indicado à Academia.




*** MELHOR ROTEIRO ORIGINAL ***

indicados: O Artista; Missão Madrinha de Casamento; Margin Call: O Dia Antes do Fim; Meia-Noite em Paris; A Separação.



quem ganha: Meia-Noite em Paris.

alternativa: O Artista.

meu favorito: A Separação.




*** MELHOR ROTEIRO ADAPTADO ***

indicados: Os Descendentes; A Invenção de Hugo Cabret; Tudo Pelo Poder; O Homem Que Mudou o Jogo; O Espião Que Sabia Demais.

 
quem ganha: Os Descendentes.

alternativa: Tudo Pelo Poder.

meu favorito: Tudo Pelo Poder.




*** MELHOR EFEITOS ESPECIAIS ***

indicados: A Invenção de Hugo Cabret; Gigantes de Aço; Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2; Planeta dos Macacos: A Origem; Transformers: O Lado Oculto da Lua. 

 
quem ganha: A Invenção de Hugo Cabret

alternativa: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

meu favorito: Planeta dos Macacos: A Origem





*** MELHOR TRILHA SONORA ***


indicados: O Artista (Ludovic Bource); As Aventuras de Tintim (John Williams); Cavalo de Guerra (John Williams); A Invenção de Hugo Cabret (Howard Shore); O Espião Que Sabia Demais (Alberto Iglesias).



quem ganha: O Artista.

alternativa: Cavalo de Guerra.

meu favorito: O Artista.

os esquecidos: Alexandre Desplat (A Arvore da Vida; Sete Dias com Marilyn; Harry Potter e As Reliquias da Morte; Tudo Pelo Poder); Cliff Martinez (Drive; Contágio)

3 comentários:

  1. O Rubens Ewald Filho e o insuportável do Zé Wilker deveriam ver essa postagem para aprenderem a palpitar direito, hahaha! Eu errei em Montagem (apostei em O Artista), Figurino (O Artista), Fotografia (A Árvore da Vida) e Efeitos Visuais (Planeta dos Macacos). Vendo melhor as cenas espetaculares de Hugo (principalmente do trem descarrilhando! http://www.youtube.com/watch?v=4YWpPEZnNq8), percebo a besteira que fiz em não citá-lo para E.V. Mas foi melhor assim; não teria graça só ter um vencedor no Oráculo do Oscar, né? rs.

    ResponderExcluir
  2. hahaha, obrigado! eu errei em algumas categorias técnicas, mas nao lembro em quais. nessa coisa de "quem merece ganhar" e "quem vai ganhar", eu acabo me confundindo depois. Concordo com você em relação a "Hugo", acho as cenas espetaculares também, mas a motion capture de "Planeta dos Macacos" é maravilhosa. eu era a favor da indicação de Andy Serkis a Ator Coadjuvante, então... já que não rolou, Efeitos Visuais seria pelo menos um consolation prize pro filme. Achava o Wilker insuportável até ele assumir que baixa filmes pela internet. O cara ganhou o meu respeito com isso!

    ResponderExcluir